Chikungunya (Story do Instagram)

        Chikungunya, difícil até de escrever, mas um inimigo já comum da população baiana.Doença até pouco tempo desconhecida no Brasil, hoje lamentavelmente ja é uma conhecida nossa. Aqui em Salvador já nos acostumamos com esse nome estranho.Essa doença chegou por aqui em 2013/2014 junto com a Zika e encontrou um ambiente propício para se estabelecer. 

              Essas doenças juntamente com a dengue são todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.Pelo pouco tempo que temos essa doença aqui no Brasil não existem ainda estudos muito detalhados sobre suas complicações. Entretanto, como cirurgião de mão é possível ver a relação íntima da Chikungunya com a Síndrome do túnel do carpo no dia a dia no consultório. E os relatos de caso e estudos mostrando essa relação vem crescendo na literatura medica nacional e mundial.

              A Chikungunya pode atacar diretamente o nervo, o nosso sistema imunológico tentando combater o vírus pode atacar o nervo e a tenossinovite intensa que decorre da doença aumenta a pressão e aperta o nervo dentro do túnel do carpo. Portanto, o quadro em alguns pacientes é bem dramático. Se você teve Chikungunya e está com dormência nas mãos ou conhece alguem com um caso assim, não deixe de procurar um especialista!