Dormência. Quais as causas?

10

Atendo diariamente na minha prática médica pessoas com dormência nas mãos, e percebo que existe muitos conceitos errados em relação a este tema. Então vamos esclarecer as principais causas de dormência.

A dormência é um sintoma que sempre esta relacionado aos nervos. Uma boa parte das causas de dormência estão relacionadas a compressões de nervos periféricos. Dentre elas a mais comum é a síndrome do tunel do carpo que chega a afetar 1 a 2% de toda a população mundial. Mas também existem outras síndromes como a síndrome do tunel cubital no cotovelo, síndrome do pronador, sindrome do desfiladeiro torácico, entre outras. Essas síndromes são as principais causas de dormência nas mãos e são um dos maiores focos da minha atuação como cirurgião de mão.

Já no membro inferior, a principal causa de dormência esta relacionada a compressão dos nervos na região da coluna lombar. Caso a compressão seja na região da coluna cervical podem ser afetadas as mãos. Ja vimos, portanto 2 grandes causas de dormência, compressão dos nervos periféricos e da coluna. Uma outra causa muito frequente de dormência é a neuropatia diabética. O açúcar elevado no sangue de maneira crônica vai aos poucos causando um dano nos nervos e leva a dormência, que tem como característica afetar as mãos e os pés de forma simétrica.

 

 

Essas 3 causas são responsáveis pela grande maioria das dormências. Existem várias outras doenças que podem causar dormência, como uso de medicações, doenças neurológicas, e etc. Mas não são tão frequentes como as descritas acima.

Para finalizar, deixo aqui 2 causas, que apesar de muitos acharem que levam a dormencia, não são responsáveis por esse sintoma. Infarto agudo do miocárdio e varizes. Existe uma crença que o infarto causa dormencia nas mãos, mas isso nao é verdade. Infarto causa dor no peito e em alguns casos essa dor pode irradiar para o braço esquerdo, mas não vai causar dormência na mão, ok?

Já em relação as varizes, vou deixar o link aqui do site de um grande amigo, cirurgião vascular e referência no tratamento de varizes:  Mundo Vascular

Leave a Reply